sábado, 25 de maio de 2013

A Geoconservação e o valor da Geodiversidade


A importância da geodiversidade abre caminho a uma necessidade, a geoconservação. De acordo com Sharples (2002), a geoconservação tem como principal objetivo preservar a geodiversidade e manter a taxa natural de alterações de todos os componentes e processos. Desta forma, a necessidade de proteger e conservar a geodiversidade subentende a atribuição de determinados valores a esta dos quais se destacam, segundo Gray (2004, apud, Brilha, 2005): 
- valor intrínseco, independetemente do maior ou menor valor para o homem;
- valor estético, recreativo e paisagístico da Natureza. É a geodiversidade que cria e modela as paisagens, originando formações de extrema beleza, servindo de suporte para visitantes e turistas, assim como para a realização de numerosas atividades no meio natural;
- valor cultural, através do qual a história e a cultura de uma população ou região se relaciona diretamente com aspetos geológicos; 
- valor económico para o Homem, através da exploração de recursos minerais, produção de energia e para a construção;
- valor funcional, utilitário ao Homem, dos quais se destacam o suporte para a vida (a geodiversidade é a componente abiótica dos ecossistemas, que estabelece uma relação indissociável com a biodiversidade), os processos geológicos que mantêm ciclos essenciais para a sobrevivência de todos os seres-vivos incluído o ser humano, o controlo de cheias e processos de erosão, a disponibilidade de água de qualidade (Ciclo hidrológico está estreitamente associado às formações geológicas), controlo da poluição, já que alguns substratos têm a capacidade de reter ou eliminar poluentes, e a formação de solo, vital para a agricultura.
 - valor científico e educativo da geodiversidade, pela reconstução da história da Terra, compreensão de fenómenos e pela possibilidade in situ da sua interpretação, contribuindo para o fomento da literacia no campo das Ciências da Terra e da Vida.
Independentemente do valor atribuído à geodiversidade, a existência de um valor associado a si é inequívoca, o que conduz à necessidade da sua conservação.
 ______________________________________________________________________________
Referências Bibliográficas:
-  Brilha, J. 2005, Património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage editora, 190p.
- Sharples C 2002, Concepts and principles of geoconservation, Versão 3, Tasmanian Parks & Wildlife Service website.

Sem comentários:

Enviar um comentário